
Todo mundo que têm um pequeno negócio já fez
mesmo sem saber que se chama SWOT!
E se você esta pensando em abrir um negócio, pode se utilizar dessa ferramenta que será de máxima precisão...Bom agora vamos dar inicio a parte teórica:
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para analisar o cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planeamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégico.
Trata-se de uma análise de ambiente externo e interno de uma empresa, como ferramentas de apoio ao seu processo de planejamento stratégico.
São as forças (strengths), as fraquezas, (weaknesses), as oportunidades, Opportunites e as ameaças (threats) que resumem os principais aspectos do ambiente e as capacitações da empresa que têm maior impacto para o desenvolvimento da estratégia.
FORÇAS
Correspondem aos recursos e capacidades da empresa que podem ser combinados para gerar vantagens competitivas com relação aos seus competidores.Incluem:
* marcas de produtos;
* conceito de empresa;
* participação de mercado;
* vantagens de custos;
* localização;
* fontes exclusivas de matérias-primas;
* grau de controle sobre a rede de distribuição.
FRAQUEZAS
Os pontos mais vulneráveis da empresa em comparação com os mesmos pontos de competidores atuais ou em potencial:
* pouca força de marca;
* baixo conceito juntoao mercado;
* custos elevados;
* localização não favoravel;
* falta de acesso a fontes de matérias-primas
* pouco controle sobre a rede de distribuição.
De qualquer modo, deve-se atentar que muitas vezes forças e fraquezas se confundem. Uma força atual pode transformar-se em fraqueza no futuro, pela dificuldade de mudança que a mesma provoca.
OPORTUNIDADES
Correspondem às oportunidades para crescimento, lucro e fortalecimento da empresa, tais como:
* necessidades não satisfeitas do consumidor;
* aumento do poder de compra de mercado;
* disponibilidade de linhas de crédito.
AMEAÇAS
Correspondem a mudanças no ambiente que apresentam ameaças à sobrevivência da empresa, tais como:
* mudanças nos padrões de consumo;
* lançamento de produtos substutivos no mercado;
* redução no poder de compra dos consumidores.
Dentro do quadro acima vai dar ênfase para as ações a serem tomadas como melhora de desempenho focadas!
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário