segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Análise SWOT

análise SWOT é uma poderosa ferramenta de marketing, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano, durante o planejamento estratégico de marketing.

Todo mundo que têm um pequeno negócio já fez

mesmo sem saber que se chama SWOT!

E se você esta pensando em abrir um negócio, pode se utilizar dessa ferramenta que será de máxima precisão...Bom agora vamos dar inicio a parte teórica:

A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para analisar o cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planeamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégico.

Trata-se de uma análise de ambiente externo e interno de uma empresa, como ferramentas de apoio ao seu processo de planejamento stratégico.

São as forças (strengths), as fraquezas, (weaknesses), as oportunidades, Opportunites e as ameaças (threats) que resumem os principais aspectos do ambiente e as capacitações da empresa que têm maior impacto para o desenvolvimento da estratégia.

FORÇAS

Correspondem aos recursos e capacidades da empresa que podem ser combinados para gerar vantagens competitivas com relação aos seus competidores.Incluem:

* marcas de produtos;

* conceito de empresa;

* participação de mercado;

* vantagens de custos;

* localização;

* fontes exclusivas de matérias-primas;

* grau de controle sobre a rede de distribuição.

FRAQUEZAS

Os pontos mais vulneráveis da empresa em comparação com os mesmos pontos de competidores atuais ou em potencial:

* pouca força de marca;

* baixo conceito juntoao mercado;

* custos elevados;

* localização não favoravel;

* falta de acesso a fontes de matérias-primas

* pouco controle sobre a rede de distribuição.

De qualquer modo, deve-se atentar que muitas vezes forças e fraquezas se confundem. Uma força atual pode transformar-se em fraqueza no futuro, pela dificuldade de mudança que a mesma provoca.

OPORTUNIDADES

Correspondem às oportunidades para crescimento, lucro e fortalecimento da empresa, tais como:

* necessidades não satisfeitas do consumidor;

* aumento do poder de compra de mercado;

* disponibilidade de linhas de crédito.

AMEAÇAS

Correspondem a mudanças no ambiente que apresentam ameaças à sobrevivência da empresa, tais como:

* mudanças nos padrões de consumo;

* lançamento de produtos substutivos no mercado;

* redução no poder de compra dos consumidores.

Dentro do quadro acima vai dar ênfase para as ações a serem tomadas como melhora de desempenho focadas!

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.



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